Hoje em dia, ouvimos com certa frequência sobre a construção (ou reconstrução) de indivíduos mais conscientes, humanos e emocionalmente saudáveis, certo? Essas questões são tão fortes e desafiadoras no dia a dia escolar, que entraram para as normas da Base Nacional Curricular Comum.
Sobre isso, há discussões desde 1990 com pesquisas e questionamentos sobre adicionar à Educação aspectos que desenvolvam habilidades sociais, emocionais e humanas, no entanto, até os dias atuais existe pouca aplicação desses estudos na vivência e prática dos docentes brasileiros. Muitas questões ainda são um grande desafio, principalmente no que diz respeito às possibilidades para professores incrementarem em suas aulas os estudos atuais sobre educação integral e contextualizada.
O ideal seria existir disciplinas e discussões sobre a temática desde a formação universitária, porém, sabemos que as universidades têm dificuldade de acompanhar o ritmo das constantes atualizações e renovações, tanto à nível nacional quanto mundial. Mas há, felizmente, as opções de educação continuada que conseguem preencher as possíveis lacunas decorrentes da graduação.
Para além do conhecimento científico é importante lembrar que partimos do conhecimento de nós mesmos para fazer fluir qualquer outro aprendizado, por isso, é também de suma importância aos docentes, a busca por se aprofundar e se aprimorar em suas competências humanas; nos conceitos essenciais à vida e em tudo que os levem a ter uma relação saudável com as próprias emoções. Isso propiciará o bom cultivo das conexões interpessoais, a capacidade de tomada de decisões e gerenciamento de conflitos de forma ética e construtiva dentro das salas de aula.
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Educação social, emocional e humana
Hoje em dia, ouvimos com certa frequência sobre a construção (ou reconstrução) de indivíduos mais conscientes, humanos e emocionalmente saudáveis, certo? Essas questões são tão fortes e desafiadoras no dia a dia escolar, que entraram para as normas da Base Nacional Curricular Comum.
Sobre isso, há discussões desde 1990 com pesquisas e questionamentos sobre adicionar à Educação aspectos que desenvolvam habilidades sociais, emocionais e humanas, no entanto, até os dias atuais existe pouca aplicação desses estudos na vivência e prática dos docentes brasileiros. Muitas questões ainda são um grande desafio, principalmente no que diz respeito às possibilidades para professores incrementarem em suas aulas os estudos atuais sobre educação integral e contextualizada.
O ideal seria existir disciplinas e discussões sobre a temática desde a formação universitária, porém, sabemos que as universidades têm dificuldade de acompanhar o ritmo das constantes atualizações e renovações, tanto à nível nacional quanto mundial. Mas há, felizmente, as opções de educação continuada que conseguem preencher as possíveis lacunas decorrentes da graduação.
Para além do conhecimento científico é importante lembrar que partimos do conhecimento de nós mesmos para fazer fluir qualquer outro aprendizado, por isso, é também de suma importância aos docentes, a busca por se aprofundar e se aprimorar em suas competências humanas; nos conceitos essenciais à vida e em tudo que os levem a ter uma relação saudável com as próprias emoções. Isso propiciará o bom cultivo das conexões interpessoais, a capacidade de tomada de decisões e gerenciamento de conflitos de forma ética e construtiva dentro das salas de aula.